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Skills4Genius em destaque nos prémios Ciências do Desporto | CIDESD Newsletter |

Skills4Genius em destaque nos prémios Ciências do Desporto  | CIDESD Newsletter |


O programa Skills4Genius tem colhido o reconhecimento de entidades como a Creative Education Foundation, Fundação Calouste Gulbenkian e, agora, do Comité Olímpico de Portugal. O Skills4Genius foi o projeto vencedor da 5.ª edição dos “Prémios Ciências do Desporto”, uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Fundação Millennium BCP com o apoio da Revista Visão na categoria Psicologia e Pedagogia do Desporto.
Conheça melhor os desígnios deste projeto e de outros galardoados no site do Cidesd - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano em: https://cidesd.utad.pt/…/cidesd-galardoado-nos-premios-cie…/
 

«Os prémios COP são uma excelente iniciativa para reconhecer a crescente importância da investigação científica em Ciências do Desporto. Apesar de Portugal evidenciar níveis de investimento muito baixos na ciência, é certo que os níveis de produtividade são consideráveis e muito reconhecidos internacionalmente. Sem dúvida alguma que, face ao patamar de qualidade em que nos encontramos e face à capacidade de contribuir para resolver os desafios societais prementes, já se justificaria outro tipo de investimento central», considera o director do CIDESD, Jaime Sampaio.

“Desporto, a centelha do pensamento e comportamento criativo”, da autoria dos investigadores Sara SantosDiogo CoutinhoNuno Leite e Jaime Sampaio, foi o projecto vencedor da categoria de “Psicologia e Pedagogia do Desporto”.

«Foi com enorme entusiasmo e satisfação que recebemos este prestigiado prémio. Esta distinção representa o reconhecimento do nosso trabalho, que muito nos apraz e motiva a continuar com a sua disseminação junto da comunidade educativa», refere a investigadora Sara Santos.

O trabalho agora premiado procurou avaliar os efeitos do programa desportivo Skills4Genius na prestação motora, no pensamento criativo e no comportamento criativo em jogo de crianças a frequentar o 1º ciclo de escolaridade.

«Procurámos perceber se um programa desportivo, consubstanciado em abordagens construtivistas, seria capaz de mitigar ou inverter o decréscimo acentuado do pensamento criativo que se observa, com particular preocupação, a partir dos 6 anos de idade», sublinha a investigadora do CIDESD.

Os resultados obtidos mostram que o programa reverteu a tendência de declínio do pensamento criativo e até promoveu melhorias expressivas na criatividade cognitiva e motora.

«Relativamente à criatividade cognitiva, as crianças aumentaram a sua capacidade de produzir um maior número de soluções, sendo estas mais elaboradas, invulgares e originais. O Skills4Genius permitiu, também, incrementar a sua predisposição para explorar comportamentos técnico tácticos inovadores em contexto de jogos reduzidos, ou seja, as crianças procuravam criar constantemente novas acções técnicas (passes, fintas e remates), tornando-se mais imprevisíveis e adaptativas face ao envolvimento que as rodeia», explica.

Na visão de Sara Santos, estes resultados reforçam uma interdependência entre a criatividade cognitiva e motora, favorecendo a visão da criatividade como um domínio transversal a vários contextos.

«Não obstante, surtiu efeitos consideráveis na prestação motora das crianças, mais especificamente, na sua agilidade, velocidade de aceleração máxima. Em suma, estes resultados enaltecem a importância de estimular o pensamento criativo alicerçado a programas de enriquecimento desportivo, permitindo assim desenvolver crianças com mentes criativas que exploram diversas possibilidades de acção em jogo, estando assim, mais predispostas a pensar e a realizar acções inovadoras», conclui.

Durante cinco meses, o programa Skills4Genius decorreu em várias escolas do 1.º ciclo do concelho de São João da Madeira e de Vila Real, envolvendo mais de 160 crianças.

 

NA SENDA DO FUTURO EDUCATIVO

O sistema educativo do século XXI deverá preparar as crianças e os jovens para os novos desafios e, assim, desenvolver competências socioemocionais como a criatividade. Sendo esta uma das principais recomendações do relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking – what it means in school, o Skills4Genius tem perseguido esse desígnio.

«Normalmente, no contexto educativo, os programas mais utilizados para promover o pensamento criativo são suportados em abordagens que possuem um enfoque no pensamento futurista e resolução de problemas, como é o caso da metodologia internacionalmente reconhecida Future Problem Solving International (FPSI). Não obstante, nunca foram implementados programas que fizessem interagir os factores anteriormente mencionados com a prática desportiva, que privilegia o movimento como forma de expressão criativa», contextualiza a investigadora.

É por isso que o programa Skills4Genius tem colhido o reconhecimento de entidades como a Creative Education Foundation, a Fundação Calouste Gulbenkian e, agora, o Comité Olímpico de Portugal.

«Este estudo fornece um importante aporte para a pedagogia do desporto, reforçando que o contexto desportivo, quando mediado por determinadas condições pedagógicas, pode ser considerado um difusor ideal para potenciar a criatividade. O Skills4Genius poderá emergir como uma estratégia pedagógica viável, que poderá ser facilmente difundida nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Actividade Física e Desportiva, para potenciar o comportamento criativo das crianças», considera Sara Santos.

Graças ao apoio do CIDESD e da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito das Academias Gulbenkian Conhecimentoa metodologia Skills4Genius chegará a 2000 crianças e será ministrada formação a cerca de 80 professores para «desencadear uma mudança progressiva no paradigma de ensino».