RESUMO
A criatividade é uma componente determinante para a resolução dos problemas da sociedade atual, na medida em que se trata da capacidade de criar soluções inovadoras e apropriadas (Sternberg & Lubart, 1999). Considerando a necessidade de fomentar a criatividade em crianças, urge o investimento em programas que visem fomentar esta predisposição. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do programa Skills4genius no desenvolvimento do pensamento e comportamento técnico- tático criativo em crianças do 1o ciclo de escolaridade. Este programa é consubstanciado nos pressupostos científico-teóricos do “Creativity Developmental Framework” (Santos, et al., 2017).
Métodos
Participaram 91 crianças no grupo de intervenção (idade: 8.0 ±1.44 anos; altura: 1.28±0.07 cm; peso:27.0±5.65 kg) e 72 crianças alocadas ao grupo controlo (idade: 9.0±0.95 anos; altura: 1.27±0.09 cm; peso: 26.0±5.87 kg). O programa Skills4genius teve a duração de 5 meses. A criatividade cognitiva foi avaliada através do “Alternative Uses Test” de Guilford, enquanto que o comportamento criativo em jogo foi avaliado através do “Creative Behavior Assessment in Team Sports (CBATS)” através da análise
notacional (LongoMatch). As componentes criativas técnico-táticas analisadas foram as falhas, tentativas, fluência, versatilidade, originalidade e o score criativo em situação de jogo com os membros superiores (MS) e inferiores (MI). Os dados recolhidos foram avaliados considerando uma abordagem baseada na magnitude das diferenças. Oseffect size foram calculados para cada uma das comparações supracitadas. Os valores de Cohen-d ES considerados foram os seguintes: 0-0,2 trivial, >0,2-0,6 pequena, >0,6- 1,2 moderada, >1,2-2,0 grande e >2,0 muito grande. As diferenças relativas (raw data) entre os grupos foram expressas com um intervalo de confiança de 90%.
Resultados
Os resultados indicam um aumento do score total do pensamento criativo no grupo de intervenção (efeito moderado), nomeadamente na flexibilidade (efeito pequeno) e originalidade (efeito moderado) das respostas. Relativamente ao jogo com MI, prevaleceu um aumento do score criativo (efeito pequeno) resultante da melhoria das tentativas (efeito moderado), ações fluentes (efeito pequeno) e falhas (efeito moderado). A mesma tendência foi verificada no formato MS (efeito pequeno) derivada ao incremento nas ações fluentes (efeito pequeno) e versáteis (efeito moderado).
Conclusões
O programa Skills4genius para além de promover o comportamento criativo em contexto de jogo estimula o desenvolvimento do pensamento criativo nas crianças. Estes resultados revelam que as crianças estão mais predispostas a pensar e a executar criativamente, tornando-as mais adaptativas e críticas face ao contexto que as rodeia.